Em março, no dia13, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram as primeiras viagens de estudo do meio. Estiveram em três cidades, Salto, Itu e Porto Feliz, para complementar os conhecimentos sobre os aspectos históricos e geográficos do rio Tietê e sobre a importância dele no processo brasileiro de ocupação territorial. A primeira parada foi em Salto, onde visitaram o Memorial do Tietê, um museu que mantém rico acervo com informações sobre os aspectos geográficos, econômicos (aproveitamento das águas e exploração comercial) e históricos que envolvem esse importante caminho fluvial. Após terem um panorama geral sobre o Tietê, como os antigos nomes dados ao rio, a utilização de seus 2400 km para adentrar, pelo sistema hidroviário, o interior do continente, seu uso para a piscicultura, para o lazer, para a captação de água e a produção de energia, e planos para a recuperação de dejetos, entre outros aspectos, os alunos visitaram o Parque deLavras, uma área de 140 mil metros quadrados. Lá, analisaram o granito, de afloramento abundante na região, uma rocha magmática, que se forma a partir do resfriamento do magma intrusivo no interior da terra. Tiveram, também, uma aula sobre Zoologia e, ainda, puderam observar e analisar a vegetação primária e a secundária do local. Nesse Parque, conheceram também a segunda usina hidrelétrica construída no leito do Tietê, a Usina de Lavras, que funcionou até o século XX. Puderam também observar o rio, poluído, com muitas garrafas plásticas, lixo e sujeira. Finalizando as atividades no Parque de Lavras, os alunos observaram o funcionamento do relógio de sol, inspirado em antigo instrumento, utilizado pelos egípcios, para marcar o tempo. Em Itu, os alunos estiveram no Parque Geológico do Varvito. Lá, participaram de uma aula de Geologia, sobre a formação do varvito, nome utilizado pelos geólogos para designar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. As camadas mais finas correspondem aos períodos de inverno, quando há menor reposição de sedimentos, enquanto as mais largas, aos de verão. Finalizando a viagem, visitaram Porto Feliz, local por onde passaram muitos bandeirantes e de onde partiram as monções, expedições fluviais, cujos objetivos eram capturar indígenas, para vendê-los, ou usá-los, como mão de obra escrava, além de buscar ouro e pedras preciosas. O local foi escolhido pelos bandeirantes pois, em Porto Feliz, começa um longo trecho do Tietê com poucas quedas d´água, o que facilitava a penetração pelo interior do Brasil, em especial para Mato Grosso e Goiás. Em imagens pelo telão os alunos puderam ver o tipo de navegação utilizado e, em Porto Feliz, visitaram também o monumento aos bandeirantes, uma homenagem da cidade a eles. Durante a viagem, os alunos puderam conhecer diversos aspectos que envolvem o rio Tietê e a história do Brasil. Os alunos foram acompanhados pelos professores Ângela Costola, de Geografia, e Daniel Souza (Sorriso), de História.