Notícias

Encontro Cultural dos Ensinos Fundamental II e Médio

Encontro Cultural dos Ensinos Fundamental II e Médio

Um dia de festa, de confraternização e de conhecimentos marcou o Encontro Cultural dos Ensinos Fundamental II e Médio e o encerramento dos Projetos Vida 2019, no dia 9 de novembro, que esse ano teve as portas abertas à comunidade em geral.
A manhã começou com uma palestra do diretor do CLQ, Marcos I. Torigoi, com o tema “O papel da educação na atualidade”. Marcos discorreu sobre a nova ordem social que exige habilidades específicas para atender o mundo moderno, com inovações tecnológicas e a necessidade da educação acompanhar essas transformações para um preparação eficaz do indivíduo.
“O grande desafio de hoje é trabalhar tanto o ensino como a preparação do aluno para o mundo, ou seja, tanto a parte de transmissão do conhecimento, como a preparação para a vida, de forma estimuladora, dinâmica e atraente para que o aluno sinta a importância e a necessidade de aprender e se aproprie desse conhecimento”, disse Marcos.

Em seguida, no Ginásio de Esportes, em um primeiro momento, houve a premiação das Olimpíadas do Conhecimento e dos Jogos Interescolares. Após, o encerramento dos Projetos Vida 2019, projeto interdisciplinar, que há mais de 25 anos integra a proposta pedagógica do CLQ, envolvendo os alunos em pesquisas, viagens, palestras, oficinas, seminários. O evento contou com apresentações do alunos, como poemas de criação própria sobre o mar, intervenção reflexiva com a escultura “Polvo Incógnito”, apresen-tação da Banda do CLQ, com as músicas "Bohemian Rhapsody" e "We’ll rock you", do grupo Queen, que agitou o público, levando todos a cantar. E, por fim, a apresentação do vídeo das viagens de estudo do meio de cada ano/série.

O evento foi uma oportunidade para que os pais, familiares e convidados dos alunos pudessem ver uma amostra do que os alunos desenvolveram em 2019, promovidos com o objetivo de transformar conteúdos em aprendizagens significativos, em conhecimentos, em desenvolvimento de competências e habilidades, além de autonomias intelectual, ético-moral e emocional com liberdade, responsabilidade, respeito e cooperação.


Tanto as exposições de trabalhos dos Projetos Vida e Átopos, como as atividades interativas surpreenderam o público, especialmente por ver o envolvimento e a empolgação dos alunos ao apresentá-las aos visitantes. Nesse dia muito especial, houve apresentação de documentários produzidos pelos alunos, de teatro, de salas interativas como da “práticas corporais alternativas”, “Matematicando”, com oficina de slime e Kahoot (plataforma de aprendizagem com jogos), Projeto ComunIdade (Orientação Profissional e Vozes da Vida - veja páginas 21 e 26 ), “Geomundo”, “Legacy”, “The movie Theater” com exibição de vídeos, “Ler o Mundo pra contar História”, com o jornal CLQ e contação de piadas, “Minha pátria é a minha língua”, “Viaje pela História”, “Construindo Consciências”, “Jogo da vida financeira”, “Física, Química e Biologia”, “Reflexões sobre cidadania”, “Comunicar sempre!”, “Vivencias sensoriais” e “Espaço Maker”.

Uma diversidade enorme de conhecimentos desenvolvidos no decorrer do ano. Além disso, vários espaços foram disponibilizados para alimentação e confraternização das pessoas, como o restaurante, a cantina e os food trucks.

Marcos Roberto Gregório da Silva estava acompanhado por sua esposa, Eliette e pela sua filha Isabella, do 7º ano B. “Na minha visão, o que o diretor Marcos falou na palestra está sendo demonstrado aqui: um novo enfoque da educação, essa questão dialética de ir alterando, mudando conforme o tempo, a necessidade, está sendo exposto de maneira muito clara toda essa forma de pensar e de ver a educação e acho que o caminho é esse.” disse Marcos Roberto. Eliette comenta que desde o Infantil incentivou que sua filha fizesse atividades que não são da Educação Básica, como piano, cantos, línguas estrangeiras. “Na verdade, o CLQ acrescentou ao padrão tradicional, com atividades que desenvolve essas outras habilidades e talentos nas crianças, como as criações artísticas, do "Maker", com as disciplinas de Educação Financeira e Valores e Comunicação, Colabo-ratividade e Pensamento Crítico, tão importante para eles, como para nós, pais.”

Claudineia e Eduardo de Moraes Silva, estavam acompanhados pelas filhas Ana Julia, do Ensino Médio, e Maria Eduarda, ex-aluna. “É a segunda vez que venho ao Encontro e acho maravilhoso. Vejo que os professores e diretores têm muito carinho e cuidado pelo que os alunos estão desenvolvendo. A minha filha gosta muito de estudar aqui e acompanho o envolvimento dela e percebo um empenho grande sem que eu tenha que ficar exigindo dela. Pelo contrário, espontaneamente acho que ela se dedica até demais. O Colégio tem despertado esse interesse e essa vontade de aprender nos alunos e é uma vontade poderosa de buscar o conhecimento”, comentou Claudineia. Eduardo completou “Estamos muito contentes porque ela tem tido bastante progresso e achamos que o CLQ está superando nossas expectativas de ensino. Vejo a desenvoltura e interesse dela e que ela se esforça bastante. Está bem empenhada e tem muitas informações.”

Um grande público prestigiou o evento. Agradecemos aos visitantes e aos alunos pelas belíssimas e interessantes atividades que fizeram do evento um sucesso!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp