Notícias

Felipe Vallim Almirall é medalha de ouro em Física

Felipe Vallim Almirall é medalha de ouro em Física

Felipe Vallim Almiral foi um dos campeões da Olimpíada Paulista de Física 2013 (OPF), evento promovido anualmente pela Associação Paulista de Professores de Física (APROFI), com o apoio do ITA, da UNESP, do Governo de São Paulo e da UNIP. A OPF envolve milhares de alunos da rede pública e privada, com o objetivo de estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da Física; divulgar e valorizar a profissão do físico e do professor de Física; identificar estudantes talentosos e incentivá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

A premiação ocorreu no dia 23 de março deste ano, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Felipe estava acompanhado por seus pais, muito felizes e orgulhosos.

E com razão: essa não foi a primeira medalha recebida pelo aluno; ao contrário, ele vem acumulando premiações desde o 6º ano do Ensino Fundamental. No 6º e 7º anos (antigos 5ª e 6ª séries), faturou medalhas de prata; no 8º ano, medalha de ouro, nessa mesma olimpíada e na Brasileira de Matemática, faturou uma de bronze e, por fim, uma de ouro no 9º ano.

“Tenho afinidade com essa Olimpíada Paulista de Física e já participei também da de Astronomia. Para mim, é desafiante e o nível de questões dessas olimpíadas é superior ao de vestibular. São bem elaboradas e difíceis de resolver; além disso, contribui muito, pois as questões dos vestibulares se tornam mais simples por já ter o hábito de resolver as mais complexas“, comenta Felipe.

Felipe, da 3º série do Ensino Médio, pretende prestar Engenharia Mecatrônica, na Poli/USP e considera as Olimpíadas importantes para ganhar conhecimento, estimular o estudo e treinar para o vestibular. Além da medalha de ouro e do certificado, recebeu, como premiação, uma coleção de livros de Física, mas como já possuía uma igual, doou para a Biblioteca do Colégio. “Essa coleção tem vários exercícios de Física interessantes e podem contribuir para o estudo de outros alunos» e completa «gosto muito de Física que é uma matéria aplicada, diferente de Matemática mais abstrata. Neste ano, pretendo participar novamente da OPF.“ Parabéns, Felipe. É muito gratificante ver sua dedicação e seu entusiasmo. Todos no CLQ estamos comemorando sua conquista!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp