Notícias

Alunos do CLQ conquistam medalhas de prata e de bronze na Olimpíada Paulista de Matemática

Alunos do CLQ conquistam medalhas de prata e de bronze  na Olimpíada Paulista de Matemática

Mais dois alunos se destacaram e conquistaram medalhas em uma das principais Olimpíadas de Matemática, a Paulista. São eles: Henrique Ken Martins Mochizuki, do 9º ano, e Karina Kawashita Vicente de Azevedo, do 7º ano.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática há 38 anos, a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) reúne milhares de alunos de todo o estado de São Paulo, que, divididos em três categorias, Alfa, Beta e Gama, com alunos do 6º ano do Fundamental ao 2º do Ensino Médio, fizeram uma prova em agosto (eliminatória) e outra em novembro (final). A OPM tem, como objetivo, revelar jovens talentos nessa disciplina e incentivar o estudo dessa ciência, além de desenvolver o raciocínio em competições saudáveis. 

Há anos, os alunos do CLQ vêm obtendo bons resultados, muitos chegando à fase final e outros recebendo menções honrosas, ou medalhas. O fato é muito gratificante para o Colégio, que incentiva, com o apoio dos professores e por meio da Oficina de Desafios Matemáticos, oferecida anualmente aos alunos do 7º ao 9º ano, os estudantes que gostam dessa disciplina e nela  queiram se desenvolver.

Karina Azevedo participou, pelo segundo ano, dessas competições. No ano passado, prestou a Olimpíada Brasileira de Matemática — OBM —, chegando à segunda fase. Por gostar muito da disciplina, neste ano, começou a participar da Oficina de Desafios Matemáticos, ministrada pela professora Siane Guidini, e inscreveu-se nas duas olimpíadas, a Paulista e a Brasileira, e conquistou sua primeira medalha, de Prata, na Paulista, indo também para a segunda fase da Brasileira. Abriu um largo sorriso, contou que sempre gostou de atividades que precisassem de raciocínio e disse: “Estou muito feliz e até agora não parece que é verdade.  Meus pais também estão muito contentes. Pretendo fazer algum curso na área de Exatas e acho que participar das Olimpíadas pode contribuir futuramente.”

Henrique Mochizuki já começou a formar uma coleção de medalhas. No ano passado, conquistou a prata na Olimpíada da Unicamp e o bronze na Paulista, repetindo, neste ano o bronze na Paulista. Também se classificou para a segunda fase da Brasileira e para a final da UNICAMP. “Achei legal ganhar mais essa medalha. Achei que eu tinha ido bem. Meus pais me motivam muito, me acompanham nas provas e ficaram muito felizes com o resultado que obtive. Quero agradecer, à Siane e ao Newman, as aulas e as dicas”, comentou o aluno.

A final da OPM e a premiação aconteceram no dia 07 de novembro em São Paulo. No dia 16 de novembro, em nome do Colégio, a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria Izabel Peixoto Olivetti, e os professores Newman Simões e Siane Guidini presentearam, com um livro, os medalhistas.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp