Notícias

Encontros Culturais do Ensino Fundamental I

Encontros Culturais do Ensino Fundamental I

Em setembro e outubro, os alunos do Ensino Fundamental I puderam participar do Encontro Cultural. A cada terça-feira, uma série expôs parte das produções realizadas durante o ano letivo, receberam os pais e, juntos, participaram de atividades interativas.

O Encontro do 1º ano tematizou nosso rico Folclore: histórias, lendas, tradições, personagens da nossa cultura popular, brinquedos e brincadeiras despertaram sentimentos de curiosidade, de entusiasmo e de amor pelas narrativas da nossa terra, aproximando os alunos da alma do país, oferecendo-lhes oportunidades de conhecer nosso passado histórico e nossa formação étnica e sua diversificada expressão. 

O 2º ano expôs um Varal de ideias filosóficas, inspiradas no livro de Eva Furnari, "Felpo Filva";  Limeriques, poemas de cinco versos que tematizam situações engraçadas, além de Ilustrações e de dedicatórias apresentaram Música com uma Banda de Bambolê, Exposição de Arte, aulas abertas de Educação Física, Inglês e Tecnologia Educacional! Para encerrar, ocorreu a entrega dos livros do Portal Educacional, acompanhada de saborosos saquinhos de pipoca, suco, doce de leite e brigadeiro! 

Já o 3º ano contou com a apresentação da música Noviça Rebelde, interpretada pelas alunas Letícia Cunha e Nina Rosa; com trabalhos de Filosofia e de Literatura , inspirados no livro "Rouba-livros". Na "Cabine do Meio Ambiente", apresentaram com locais preservados e não preservados. Entregaram também livros elaborados pela turma, um inspirado em Ziraldo, "O menino do sol", outro de receitas usando sobras de alimentos e o terceiro de fábulas, criadas em duplas, a partir da moral (tema) escolhida pelos próprios autores. 

Os alunos do 4º ano apresentaram um cenário da Fazenda Ibicaba, painéis da Oficina de Vik Muniz e trabalhos relacionados ao projeto "Vivenciando a História do Brasil". Já em Matemática, construíram e pintaram Caleidociclos que, conforme o movimento, deixa ver figuras simétricas. Expuseram, também, rosáceas, associadas ao estudo da poesia haicai, inspirando-se em imagens do fotógrafo Sebastião Salgado. Além disso,  a Exposição contou com Cordéis, Painel explicativo sobre o Projeto Milho e com aulas abertas de Filosofia, de Educação Física e de Tecnologia Educacional. A apresentação musical do 4º ano trouxe repertório da MPB, a Música Popular Brasileira, executado pela Banda de Caixas de Papelão.

Encerrando os encontros, o 5º ano fez uma mostra dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências, História, Geografia e Robótica sobre as cinco regiões brasileiras. Os alunos apresentaram vitrais iluminados para mostrar como são formadas as sombras e as penumbras; para ilustrar um eclipse solar, construíram uma maquete do sistema solar, com a Lua, o Sol e a Terra alinhados, explicando o fenômeno e também os efeitos das sombras e penumbras. Em Matemática, expuseram o Caleidociclo para observar a presença dos elementos geométricos, a simetria, as linhas paralelas e os tetraedros. Também expuseram o Caleidoscópio, para observa as mais variadas espécies de simetrias radiais, com visualização bilateral ou espelhada, criada pelo reflexos dos espelhos. As aulas abertas foram de Educação Física, Tecnologia Educacional e Filosofia. A apresentação musical trouxe uma seleção de músicas internacionais, executadas pela Banda Colherius (utilizando colheres como instrumentos musicais).

Descontraídos e alegres, os Encontros dos alunos do Ensino Fundamental I atingiram plenamente o objetivo de agregar, na escola, pais, alunos e professores, em torno dos trabalhos das crianças. Confiram alguns depoimentos:

Mariela e Vagner Renato Bertoncelli, pais da Maria Clara, comentaram: “Muito Interessante, pois além de vermos os que eles estão aprendendo,  também vimos o comportamento que eles têm em relação aos amigos, a desenvoltura para falar e apresentar o trabalho. Além do conteúdo, ver o comportamento foi muito interessante".

Mateus Calixto, acompanhado por sua avó, Rosana B. Zacarias, mostrava-se muito feliz e disse: “Estou achando legal o Encontro e gostaria que minha avó viesse mais vezes para ver o que fazemos”. Rosana fez questão de frisar: “Com as atividades tão intensas de pais, mães, tios e avós, uma iniciativa dessa natureza proporciona um momento diferente para que a família olhe para a criança, para as atividades que ela faz, olhe para todo o contexto da criança, os amigos, os pais dos amigos, o ambiente, o espaço e a experiência que elas vivem."

“Estamos achando muito legal participar da rotina deles e ver a dinâmica das atividades. Eles ficam muito empolgados por estarmos aqui, num ambiente deles,  participando das atividades e nós, pais, também ficamos felizes. Muito bom", relataram Sara e Emiran Leite Pereira, pais do Bruno, do 2º ano. 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp