Notícias

Grupos de Teatro do CLQ encerram o ano com duas apresentações

Grupos de Teatro do CLQ encerram o  ano com duas apresentações

Os grupos de Teatro do Ensino Fundamental, “Pior que tá não fica”, e do Ensino Médio, “Tem caldo nesse angu”, dirigidos pela atriz e professora Gabriela Elias, fizeram duas apresentações neste final de ano.
A primeira foi na 22ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, no dia 3 de novembro, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano. A Mostra, uma parceria entre o Colégio Piracicabano e a Secretaria Municipal de Ação Cultural, reúne espetáculos de grupos de escolas públicas e privadas do interior e também da capital paulista, sem caráter competitivo, com o propósito de propagar a arte teatral entre estudantes e desenvolver a formação do público. Durante três dias, diversos grupos apresentaram-se e, após as apresentações, participaram de um bate-papo com o ator João Scarpa, diretor da CETA-Piracicaba e com a arte-educadora e atriz Vânia Lima, do Grupo Teatro Forfé.
“Há uma primavera aqui dentro”, uma criação coletiva, na qual as descobertas da adolescência, do corpo, do amor e do feminino são abordados de forma poética, divertida e crítica, foi a peça encenada pelos alunos do Ensino Fundamental: Ana Bárbara Pereira, Elisa Lessa, Victoria Leocádio, Manuela Frias, Manuela Corder, Maria Luíza Cunha, Bruna Botam, Olga Miranda e Oriana de Holanda. Já os alunos do Ensino Médio, Igor Castilho, Peter Schlossman, Angelo Fabrício Hsu, Pedro Henrique Ferreira, João Vitor Ferreira, Julia Marques, Sofia Aber, Mayara Sartori, Letícia Crestana, Marina Farhat, Laura Arruda, Mariana Coimbra e Luiza Pinho, exibiram a peça “Caldo de Galinha”, também uma criação coletiva que conta a história de uma epidemia misteriosa que ataca a cidade, levando as pessoas, indiscriminadamente, a tornarem-se galinhas humanas. A mídia transforma o fato em sensacionalismo descabido e a sociedade assiste alienada sem intervir criticamente. A crítica à alienação, ao poder midiático distorcido e à falta de mobilização da sociedade conduz a vários aspectos abordados em cena.
A segunda apresentação dos grupos foi no dia 26 de novembro, no SEST-SENAT Piracicaba, para a comunidade do CLQ, pais, familiares, alunos e convidados. A apresentação dos grupos, tanto na Mostra como para o Colégio, foi muito elogiada e aplaudida pelo público.
“Os exercícios cênicos são resultado do trabalho deste ano nas oficinas de teatro do CLQ que são de livre adesão no contraturno. Os encontros ocorrem uma vez por semana para alunos do sétimo ano ao terceiro colegial. As oficinas são focadas na aproximação dos alunos com as artes cênicas, proporcionando um contato lúdico com princípios pedagógicos, visando a ampliar o olhar crítico e artístico. O teatro é uma arte coletiva e muito potente, que fortalece os vínculos entre os educandos, proporciona uma convivência amável e acolhedora e ativa o protagonismo e a criatividade. É um prazer e uma experiência importante na qual a descoberta de si, do outro e da arte, como instrumento pedagógico, possibilita um olhar diferenciado e crítico na formação. Os temas são trazidos pelos próprios alunos e juntos desenvolvemos os textos da montagem final!”, explicou a professora Gabi.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp