Notícias

Experiência do Google Expeditions no CLQ

Experiência do  Google Expeditions no CLQ

O CLQ foi, em Piracicaba e região, a escola escolhida pelo Google para avaliar o Google Expeditions, a nova plataforma de tecnologia na educação que combina conteúdos desenvolvidos pelos professores (usuários) em sala de aula e conteúdos de realidade virtual, envolvendo os alunos em experiências totalmente novas em todo o mundo.
Com a plataforma ainda na fase beta de implantação, ou seja, dos últimos ajustes para ser lançada no mercado, a equipe do Google vem visitando escolas nos EUA, no Brasil, no Canadá, em Cingapura e na Dinamarca para testar o aplicativo e ouvir a opinião dos educadores e dos alunos. Mais de 100.000 pessoas, entre professores e alunos, desses países já experimentaram o Expeditions, entre eles, alguns alunos do CLQ.
A equipe do Expeditions esteve no CLQ no dia 30 de novembro, quando foi recebida pela Coordenadora de Tecnologia Educacional, Renata Sartini. A equipe fez duas demonstrações, uma de manhã, com diretores, coordenadores, professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio e outra, à tarde, para os alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental.
O Google Expeditions são coleções, cenas panorâmicas da realidade virtual, com imagens esféricas de 360 graus e vídeos em 3D, que permitem que professor e alunos façam uma expedição/viagem, por exemplo, para o fundo do mar, para Museus; que explorem lugares e cidades, como Londres e Nova Iorque; que visitem espaços culturais, patrimônios históricos, dando vida até a acontecimentos históricos. A expedição é controlada pelo professor, que pode direcionar os alunos ou liberá-los para que pesquisem e façam descobertas com foco no tema estudado. Permite, ainda, que o professor mescle as informações e os conteúdos que achar pertinentes aos fornecidos pela plataforma.
Letícia Vendramin Ganassim, do 4º ano, Karoline Bueno de G. Cruz, do 9º ano, e Henrique Weber Soeiro, da 2ª série do Ensino Médio, participaram dessa experiência. "Achei muito legal, porque nós visualizamos vários lugares diferentes. A ferramenta ajudará nos estudos. Parece que estamos no lugar visitado", contou Letícia. Karoline também aprovou a ferramenta: "É um sistema interessante, no qual podemos explorar os conteúdos, aproximando-os da realidade". "Incrível a experiência com a nova tecnologia. Possibilita visualizar com maior clareza, complementando as aulas, como Biologia, História e Geografia", falou, empolgado, Henrique.
A expectativa do Google é lançar o Expeditions em 2016/ 2017, o que, com certeza, revolucionará a exploração de vários conteúdos em sala de aula.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp