Notícias

Estudando história na Fazenda Ibicaba

Estudando história na Fazenda Ibicaba

Desde o início do ano, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental vêm estudando a História do Brasil. Em outubro, tiveram uma experiência muito diferente e empolgante para aprofundar seus conhecimentos sobre a nossa história: visitaram, no dia 28 de outubro, a Fazenda Ibicaba, no município de Cordeirópolis, SP.

Fundada em 1817 pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, a Fazenda Ibicaba foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães, trinta anos depois de sua fundação. Devido a sua importância para a economia de São Paulo e ao reconhecimento da influência política do Senador Vergueiro, a Fazenda Ibicaba recebeu grandes personalidades, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'Eu. Foi também estação militar durante a Guerra do Paraguai e referência no plantio de café.

Durante a visita, os alunos, divididos em grupos, participaram de três atividades interessantes que os envolveram e os levaram a “vivenciar” uma parte de nossa história. Os grupos receberam mapas para dirigir-se a diferentes pontos. Em cada um desses locais, atores representavam escravos, imigrantes, o Capitão do Mato e o Barão do Café. Utilizando, inclusive, a linguagem da época, cada personagem contava parte de nossa história, sob o seu ponto de vista (vivência) para que os alunos refletissem e chegassem às suas próprias conclusões. Todos os grupos conheceram a senzala, o museu agrícola, a tulha, a capela, a casa dos imigrantes, o mirante, o escritório, o terreiro e a Casa Grande. Nesses locais, tinham também que cumprir algumas tarefas, como responder a algumas perguntas.

“Achei muito legal, pois aprendemos bastante brincando e a atuação de alguns personagens, espalhados pela Fazenda, tornou a experiência muito mais divertida. Aprendi, também, que a Fazenda Ibicaba foi a primeira a receber os imigrantes como trabalhadores. Foi uma das viagens mais legais que já fiz e gostei muito do lugar”, contou Lara Maria Pereira Martins, do 4º ano B. Outra atividade foi a coleta de materiais recicláveis. Durante um passeio, os alunos coletaram materiais para depositar nos recipientes de coleta seletiva.

Ainda na Fazenda, durante uma oficina de Arte, de forma interativa e em inglês, conheceram obras do artista plástico Vik Muniz. Depois, orientados pelo professor de arte do local, fizeram releituras da obra do artista, utilizando grãos e condimentos, as quais, posteriormente, foram fotografadas e desmontadas para reutilização.

Finalizando o passeio, todos se reuniram com um professor de História, que promoveu uma dinâmica com os alunos e a conclusão dos trabalhos.

“Foi uma experiência bacana, pois aprendemos mais sobre a vida dos escravos, como eles viviam e qual era a função de cada um na Fazenda. Vimos quais eram os direitos de cada um e como eram tratados e que muitos imigrantes foram enganados, pois lhes faziam promessas valiosas e não cumpriam. Aprendemos também sobre a reciclagem de lixo, selecionando materiais para dispensar corretamente”, comentou João Pedro Farhat Corazza, do 4º ano C.

“Gostei principalmente quando montaram os grupos para acharmos os lugares, como o terreiro, a senzala, a Casa Grande... Achei também legal a reciclagem e saber como eram as pessoas na época da escravidão, como eles interagiam entre si. Foi uma boa experiência, pois, além de aprender mais, passei a compreender melhor o assunto”, disse, Ligia Ávila Martins de Oliveira, do 4º ano A.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp