Notícias

Encerramento dos Projetos Vida - Uma comemoração especial

Encerramento dos Projetos Vida - Uma comemoração especial

O encerramento dos Projetos Vida de 2015, no dia 05 de novembro, foi marcado por uma comemoração muito especial: os 20 anos desses Projetos.

Com a presença dos alunos e seus familiares, professores,  coordenadores,  diretores, funcionários do CLQ e convidados, todos puderam apreciar um “túnel do tempo”, com fotos que ilustraram a retrospectiva dos Projetos desde seu início.

Durante a apresentação dos trabalhos, a coordenadora do Ensino Fundamental II, Izabel Peixoto Olivetti, em nome do Colégio, prestou homenagens. O professor Reginaldo Rolim de Moura, um dos criadores dos Projetos, assim como a professora Ângela Palma, coordenadora dos Projetos, foram homenageados. Diretores, professores e funcionários tiveram também seus méritos reconhecidos pelos anos de dedicação e pelo entusiasmo de toda a equipe do CLQ para o bom andamento e pela continuidade qualitativa dos projetos. Ex-professores também foram citados e convidados. As ex-professoras Elizete Giardini Rosa, Maria Elisabeth Machado, Marli P. Caporali e Carla M. de C. Mendes não esconderam a emoção por terem sido lembradas pelo CLQ.

“Quando entrei no colégio, parecia que eu estava vindo para um dia comum de aula. Veio tudo na cabeça, como eu me sentia, como era. Emocionei-me com a exposição de fotos, com os trabalhos dos alunos. Pois é um período tão bonito na vida deles de que a gente fez parte... depois, eles vão para a vida e a gente vê que contribuiu um pouquinho. É um trabalho muito gratificante”, comentou Elizete.

“É uma emoção saber que são vinte anos de Projetos que acompanhamos por muito tempo, e as coisas vão acontecendo, e nem percebemos que o tempo está passando, e daí, num momento como este, nos damos conta e vemos que o Projeto evoluiu muito. São muitos trabalhos bonitos expostos e é muito gratificante ver esse resultado. É uma honra ter participado”, disse Maria Elisabeth Machado. 

Marli Caporali afirmou: “Achei lindo estar aqui de volta, e estou achando tudo muito bonito. Estou muito contente de ter sido lembrada, pois faz parte termos trabalhado aqui tanto tempo. Plantamos a semente juntos e agora vemos o Projeto com vinte anos. É muito bonito ver os alunos passando por ele e depois tendo uma carreira e um futuro maravilhosos. Enfim, é gostoso saber que fizemos parte disso e que o CLQ reconhece o nosso trabalho”.

Um grupo de alunos do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio, acompanhados pelos professores Osvaldo e Piu e dirigidos pela professora Gisele Vicino, também prestou uma homenagem ao aniversário dos Projetos, apresentando um pout-pourri de músicas populares brasileiras. 

Dois grupos de alunos do 6º ano, orientados pela professora de LPT, Valéria Mello, fizeram apresentação musical, com letras de autoria própria. Alunos do 9º ano encenaram a “Carta de Dirceu a Marilia” em forma de poema.

Uma “Cápsula do tempo” foi a missão dos alunos do 6º ano, onde depositaram relatos sobre o projeto que desenvolveram neste ano, suas expectativas para o futuro, fotos de si próprios, reportagens de grandes acontecimentos de 2015, além de lembranças dos lugares visitados, para abrirem juntos em 2021, ano em que concluirão o Ensino Médio.

Os alunos do 9º ano encerraram as apresentações com a dança “Uma viagem pela música brasileira”.

Depois, foi apresentado o vídeo com os melhores momentos da viagem de cada série e aberta a visitação à exposição de trabalhos, que, neste ano, contou também com a construção  de uma casa sustentável pelos alunos que participaram da Oficina de Tecnologia, coordenada pela professora Renata Sartini e Osvaldo L. Brito Jr..

Henrique Azank dos Santos, da 2ª A, afirmou: “Participar da Oficina de Tecnologia foi maravilhoso, muito enriquecedor, uma experiência única. Nunca tinha acontecido antes, foi uma experiência muito legal, para todos que participaram, o envolvimento, como do arquiteto Jocimar e do professor Osvaldo. Agora que está pronta a casa sustentável ,vendo as pessoas elogiarem-na, fico muito orgulhoso de ter participado do projeto e acho que ficou linda.”

Fernanda, mãe de Henrique, comentou: “Adorei o projeto e achei bem enriquecedor, pois eles participaram bastante e aprenderam muito. Achei a casa linda, muito bacana e estou muito orgulhosa de o Henrique ter tomado parte.”

Gabriela Sakita Munhoz , do 9º ano, no colégio desde o ano passado, e sua mãe Kátia Sakita Munhoz também deram seu testemunho. Disse Kátia: “Acho muito interessante e legal esse projeto. A cada ano, a gente se surpreende mais. É muito lindo!” Gabriela comentou: “Na escola em que eu estudava, não havia um projeto assim. No ano passado, fomos para o PETAR, eu amei e, neste ano, mais ainda! A gente evolui bastante e nosso conhecimento aumenta muito. Aprendi coisas de que eu não fazia a mínima ideia e as viagens de estudo ajudam bastante. Além disso, aprendemos a ser mais responsáveis e amadurecemos. Estou gostando muito de participar dos Projetos Vida.”

Este é o primeiro ano em que Lucas Campos Cunha, do 6º ano, participa dos Projetos; seu pai, Amando Camargo Cunha Júnior, comentou: “Percebi mudanças nele durante as conversas que tivemos sobre as viagens: ele já comentava os assuntos com uma clareza muito grande sobre o que tinha visto e vivido. Percebo que essa vivência foi fundamental para aprimorar e para concretizar os conhecimentos dele.

Vendo os trabalhos e o filme das viagens, fico com orgulho dele como aluno, da opção pelo Colégio, por tudo que nós podemos viver aqui. É algo fantástico e o CLQ está de parabéns! Tenho muito orgulho de poder proporcionar tudo isso a ele e de ter feito a opção pelo CLQ!”

 Lucas acrescentou: "Achei muito legais as brincadeiras que participamos durante as viagens e que se relacionam com o projeto: a convivência com a prática é o melhor caminho para aprendermos."

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp