Notícias

Programa Bilíngue

Programa Bilíngue

Por: Eduardo Francini (Orientador Pedagógico)

O Programa Bilíngue do CLQ, fruto de muito estudo e dedicação, foi elaborado com o objetivo de promover a aprendizagem significativa da língua inglesa, com um tempo maior de imersão na escola.
Ser bilíngue significa ser capaz de interagir com o mundo em duas línguas, em vários níveis de proficiência. Assim, promovemos o bilinguismo por meio da contextualização e do diálogo do ensino de inglês com os campos de atuação social, afetivo e acadêmico dos jovens e das crianças, diferentemente da Educação Bilíngue, na qual os conteúdos acadêmicos são ensinados em inglês, seguindo um currículo estrangeiro, conforme oferecemos no High School para nossos alunos do Ensino Médio.
Para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental estendemos as práticas em língua inglesa, ampliando e aprofundando as vivências no idioma através da exploração de jogos e brincadeiras, contação de histórias, músicas, experimentos e conteúdos - tudo isso integrado à aprendizagem de inglês.
Além das aulas inseridas na grade curricular, temos mais quatro aulas para os alunos da Educação Infantil e outras seis aulas adicionais para os alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais, totalizando 7 e 9 aulas, respectivamente, de inglês por semana.

Perguntas frequentes:
Por que o nome bilíngue?
Este é um programa que se dá em complementaridade ao currículo do CLQ. Sendo o currículo CLQ em Português e esse programa complementar dado essencialmente em inglês, os mecanismos acessados pelos alunos e alcançados durante essas aulas do programa atingem ambas as estruturas linguísticas; portanto, bilíngue.

Não é aula de inglês?
Sim......e não!! Quer dizer, é uma rotina para se aprender sobre a língua (o inglês) e para aprender algo usando a língua (em inglês). Essa metodologia que integra linguagem a outros conhecimentos é denominada CLIL (Content and Language Integrated Learning).


O programa bilíngue tem alguns pilares fundamentais:
1. Língua (diversas práticas de linguagem: storytelling, literature, oral presentations, writing);
2. Conhecimento (empírico, de mundo, científico, das diversas esferas de atuação humana - de acordo com o programa de cada grupo/ano, os conteúdos acadêmicos são mobilizados em atividades e experimentos práticos);
3. Diversão (aprendizagem significativa, participação ativa do aluno, experimentação, interação).

Clique aqui para ver a programação.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp