Notícias

SILQ 2014

SILQ 2014

A SILQ — Simulação Interna Luiz de Queiroz — constitui um evento que visa a colocar os participantes, alunos do Ensino Médio, a vivenciar simulações de tomadas de decisão sobre questões internacionais nos principais foros de debate da Organização das Nações Unidas - ONU. Organizada pelos próprios alunos, com o apoio do Colégio, a SILQ leva-os a pesquisar e refletir sobre problemas humanitários e de acordos reais para solucioná-los, ao reproduzir e defender posturas quanto a essas questões mundiais, iniciativas que, necessariamente, resultam em transformações globais. Realizada desde 2007 no CLQ, a SILQ 2014, acontecida entre os dias 2 e 6 de junho, envolveu 97 alunos, divididos em dois comitês para discutir assuntos polêmicos: “Água: uso e gestão no século XXI” e “Ética nas Relações Internacionais”, com foco na espionagem. Na abertura do evento, no dia 2, os alunos, conforme interesse pelo tema, puderam participar da palestra sobre “A Importância da água”, proferida pelo prof. dr. Klaus Reichardt, pesquisador do CENA/USP. O docente discorreu, em especial, sobre a utilização da água na agricultura e a necessidade de otimizar seu uso, principalmente nos processos de irrigação do solo. Simultaneamente, ocorreu um debate que teve, como mediador, o professor de História, José Daniel Batista, com a participação dos professores da área, Ulisses e Luiz Henrique, que levaram os alunos a refletir se há, de fato, ética na espionagem e quais os limites para essa prática. Usaram-se, como principais exemplos, a espionagem americana, a crise na Ucrânia e a crise na Venezuela, acontecimentos que envolveram atos de espionagem e que abalaram, no cenário mundial, as relações entre vários países. Neste ano, além de os alunos prepararem as guias de estudos e pesquisas para a simulação, aqueles que desempenharam os papéis de diretores e delegados de Estado participaram de uma oficina, em três módulos, de “Expressão Oral”, com o professor Eduardo Francini, cujo objetivo foi desenvolver a capacidade oratória dos participantes. Outra oficina, esta sobre técnicas de redação jornalística, também foi oferecida, para os alunos do comitê de imprensa.

A SILQ, constitui uma forma estimulante de o aluno aprender, desenvolver a retórica, elaborar estratégias e defender ideias. Giovanna Tomé, aluna da 3ª série, conta que a edição deste ano é a terceira de que participa. “Como pretendo trabalhar com administração pública, acho que a SILQ debate assuntos de grande interesse, tanto pessoal quanto social. A simulação, de fato, é uma oportunidade para eu verificar se quero atuar na área futuramente, pois estudamos temas humanitários e aprendemos a debatê-los”, diz a aluna.

Deborah Godoi, da 3ª série A, conta “Sempre fui muito interessada por assuntos globais e, no ano passado, o tema sobre o Oriente Médio por despertou a vontade de participar. Gosto muito de História e vi, na SILQ, uma oportunidade de estudar e de aprender fatos relevantes da humanidade.”

As duas alunas foram diretoras neste ano e acrescentam: “Estar na diretoria da SILQ envolve um outro aprendizado, o de planejamento de ações e de organização. Passamos a ter uma visão mais ampla sobre os temas propostos.”

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp