Notícias

PARE! Isso é um Assalto Poético!

PARE! Isso é um Assalto Poético!

Dizem que, de poeta, todos temos um pouco, frase verdadeira, já que, por meio da linguagem poética, pode-se expressar livremente as emoções, os sentimentos, em especial aqueles mais profundos. Mas a importância da poesia não se restringe a isso. Ter aulas de poesias, ter contato com elas traz vários benefícios aos estudantes, embora, nos dias atuais, esse tema tenha perdido muito espaço nas instituições de ensino.
Vale salientar que esse gênero literário permite, aos apreciadores, uma melhora considerável na escrita e na interpretação, ampliando o vocabulário para se expressar tanto na forma escrita como na oral. Além disso, a poesia, pela diversidade dos temas e pela riqueza da linguagem literária, leva os leitores a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e o contato com a cultura humanística ao expressar/criticar os valores vigentes na sociedade.
Apreciar a poesia instiga, ainda, o estudante a conhecer e a estudar grandes poetas, como também a extravasar seus sentimentos por meio delas.
Essas são algumas das razões que levam o CLQ a trabalhar com a poesia em sala de aula, indo além das estruturas textuais, levando o aluno a compreender o discurso, os sentimentos e as ideologias implícitas no texto poético.
Valorizando esse gênero literário, os alunos do 9º ano, orientados pela professora de LPT, Olga A. M. dos Santos Leite, promoveram um “Assalto Poético”, no dia 14 de março, data que homenageia um dos grandes poetas brasileiros, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesse data, em 1847.
Após estudos, leituras e interpretações em sala de aula, cada grupo escolheu um poeta e surpreendeu a todos — alunos, professores, funcionários, coordenadores — ao “invadir” os diversos ambientes do Colégio para um “assalto poético”, declamando, de forma criativa, poesias. Além disso, os murais dos corredores do CLQ foram tomados por cartazes com a biografia e os poemas de grandes literatos nacionais e internacionais.
As alunas Mariana Pin Ferronato, Lara Leite da Silva, Marina Soave Piva, Mariana Rodini Branco, Agnes Loureiro, do 9º A, contaram “O Assalto Poético é uma experiência nova de que gostamos bastante. O estudo da poesia também está sendo muito legal. Antes não dávamos muito atenção, e a forma como estamos aprendendo, despertou nosso interesse. No Assalto, declamamos um poema de Fernando Pessoa. É muito bacana a forma como a gente surpreende as pessoas, dá um pouco de nervoso, mas é muito legal e parece que as pessoas estão gostando.”
Vinicius Grando Eller, do 9º B, comentou que nunca tinha parado para ler um poema “Estou achando esse estudo muito diferente, agora estou curtindo poesias. A partir desse conhecimento, achei interessante. O assalto poético é legal, pois temos de deixar a timidez de lado, já que na hora em que surpreendemos as pessoas, todas voltam sua atenção para nós. ”

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp