Notícias

Daniela Padovani, autora de livros de Matemática, visita o CLQ

Daniela Padovani,  autora de livros de Matemática, visita o CLQ

Daniela Padovani é autora de uma série de livros didáticos de Matemática para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, como “Projeto Prosa” e “Ligados.com”, este adotado pelo CLQ para os 2º, 3º e 4º anos. A autora esteve no Colégio, no dia 22 de março, para proferir palestra para as professoras do Ensino Fundamental I, quando abordou o fundamento teórico e a proposta didática de seus livros.
Nesse sentido, eles seguem a proposta do educador-cientista Guy Brousseau, um dos pioneiros da didática que desenvolveu a “Teoria das Situações Matemáticas”, cujo princípio é que “cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação”, entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Para a solução, o aluno utiliza seus conhecimentos e coloca seus saberes em prática. O professor, por sua vez, retarda a emissão do conhecimento, ou as correções, e seleciona, organiza e registra as situações para que os próprios alunos elaborem estratégias e cheguem à conclusão. Nesse momento, o professor valida, junto aos alunos, a regra.
Durante o encontro, professoras e autora puderam debater, de forma dinâmica, os temas propostos nos livros.
“Daniela conduziu a palestra de forma bastante esclarecedora e envolvente, levando-nos a refletir sobre nossa prática pedagógica no campo matemático. Pudemos comparar os procedimentos do Ensino Tradicional e os procedimentos da Teoria das Situações, de Guy Brousseau, ampliando nosso olhar durante o planejamento das aulas e constatando a importância de contemplar a aprendizagem significativa, cujo objetivo maior reside na resolução de problemas”, disse a professora Elen Abrahão Oliveira.
"Gostei muito da palestra porque a autora expôs a teoria de Guy Brousseau, em que os livros dela se baseiam. Embora eu seja professora de inglês, foi também muito útil para minhas aulas, pois segundo essa teoria, em simples palavras, ao contrário dos métodos tradicionais, é interessante ensinar primeiro a prática e depois a teoria. Foi muito construtivo!", comentou a professora Cristiane Penteado Silva Gonçalves.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp