Notícias

CITY TOUR HISTÓRICO POR PIRACICABA

CITY TOUR HISTÓRICO POR PIRACICABA

Um city tour por Piracicaba proporcionou, às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, um novo olhar para diversos aspectos de nossa cidade. Um dos principais objetivos foi mostrar, aos alunos, a importância de alguns ciclos econômicos, em especial, o ciclo da cana-de-açúcar.

Em visita ao bairro Monte Alegre, debateram a sua relevância na constituição da cidade, enquanto centro produtor de açúcar e também sobre algumas personalidades ilustres, como Pedro Morganti. Outro ponto alto foi a visita à Capela de Monte Alegre, um monumento histórico e artístico, obra viva do auge da cana na cidade, construída em 1937, período em que Piracicaba abastecia de cana e açúcar todo o Brasil, tornando-se modelo do processo de industrialização da cana, desde o Engenho Central à Usina de Monte Alegre. Piracicaba configurou-se como vanguarda nos processos tecnológicos para a produção de açúcar no final do século XIX e início do XX. No interior da capela, os alunos observaram e analisaram os aspectos históricos e artísticos da obra de Alfredo Volpi e a importância do pintor no meio artístico.

Nesse tour, visitaram também a Casa do Povoador. Lá conheceram o processo de povoamento de Piracicaba, a influência do rio para o assentamento de pessoas e a importância dele nos cenário das monções. No interior da casa, observaram como ela foi construída. Discutiu-se também sobre a preservação e sobre os bonecos do Elias.

A contadora de história Maria Helena Frasson acompanhou o grupo e narrou algumas histórias na Capela de Monte Alegre, como a vida de Volpi e suas produções artísticas. Na Casa do Povoador, contou a lenda do “véu da noiva”, o que enriqueceu ainda mais o passeio.

“Nesse tour, vimos aspectos globais, históricos, artísticos, geográficos, econômicos e também falamos sobre a sustentabilidade e o meio ambiente. Apesar de muitos alunos já conhecerem os locais visitados, sempre há um encantamento ao voltar ao local com um olhar diferente, pois focamos detalhes da história que eles desconheciam o que os motivou a refletir e a ver outros significados. Foi muito produtivo e positivo”, comentou o professor Daniel (Sorriso) que, com a professora Ângela Costola, organizou o passeio. 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp