Notícias

Pais e alunos coreanos participam de palestras

Pais e alunos coreanos participam de palestras

Pais e alunos coreanos, tanto do CLQ como de outros colégios, participaram de duas palestras, proferidas pela professora Sang Mi Lee, Pedagoga pela Universidade Mackenzie e Mestre em Educação, especializada em aconselhamento psicológico pela Universidade Yonsei, uma das melhores universidades da Coreia. As palestras, com boa participação dos pais e dos alunos, foram ministradas nas dependências do CLQ, no dia 17 de maio, na língua coreana.
A primeira, intitulada “Identidade dos Adolescentes”, abordou as dificuldades e os conflitos típicos dessa fase impulsiva, em que a pessoa, aos poucos, deixa a situação de proteção familiar em busca da própria identidade. A palestrante abordou as fases da adolescência, as hesitações e as dúvidas, características da idade, a importância de manter um relacionamento sadio com os amigos, com os pais e com a sociedade como um todo.
Explanou, aos jovens, sobre os principais transtornos dessa fase, orientando-os a agir com autonomia para desenvolver a independência, por meio de compensações eficientes. Além disso, abordou os conflitos e as desmotivações específicos dos alunos coreanos, devido às dificuldades da língua e da adaptação aos costumes brasileiros. A palestra teve, como objetivo principal, contribuir para que os jovens possam compreender melhor essa fase da vida e construir, de forma mais tranquila, a identidade e a autoestima.
Já a segunda palestra, dirigida aos pais coreanos, “Pais que crescem junto com os filhos”, também focalizou os principais conflitos e transtornos da adolescência, chamando a atenção sobre o processo de construção da identidade cultural dos filhos de estrangeiros, que, no Brasil, são influenciados tanto pela cultura de origem, como pela nossa. Essa situação e suas dificuldades podem desencadear uma crise de identidade, que os pais devem compreender para dar bom suporte aos filhos.
Nessa direção, enfatizou a necessidade de os pais manterem um relacionamento aberto e sincero com os filhos, para que estes se sintam seguros e confortáveis por dividir, com os genitores, as dores e as dúvidas dessa fase. Para isso, os pais devem cultivar a paciência, demonstrar seu amor e colocar-se abertos a também aprender, bem como a mudar, de modo a estabelecer uma relação de respeito mútuo. Um relacionamento aberto refletirá positivamente no comportamento dos filhos, tanto no ambiente familiar como no social.
Agradecemos à professora Sang Mi Lee pela presença no Colégio e pelas palestras proferidas. Também parabenizamos a Orientadora Educacional do CLQ, Bo Ram Gong, pela iniciativa de promover esses eventos.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp