Notícias

Canto do Livre Querer inicia o Trabalho Voluntário de 2015

Canto do Livre Querer inicia o Trabalho Voluntário de 2015

Mais um grupo de 86 alunos, do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, viverá, em 2015, a rica experiência do trabalho voluntário. As atividades são organizadas pelo Canto do Livre Querer, departamento que incentiva o trabalho voluntário, facilitando o contato entre alunos e entidades/ instituições e orientando os voluntários para a concretização dessa importante tarefa.

No total, inscreveram-se mais de 120 alunos, mas, devido ao horário das instituições e à disponibilidade do voluntário, formou-se um grupo de 27 alunos do Ensino Fundamental II e outro de 59 do Ensino Médio, que dedicarão, no mínimo, uma hora e meia por semana até o final de junho para as instituições, a saber: - Centro de Reabilitação de Piracicaba; Lar dos Velhinhos; Lar Betel, Hospital Unimed, Hospital dos Fornecedores de Cana - Piracicaba; Asilo João Kühl Filho - Limeira; Casa da Criança (Associação Santa Rita) - Capivari; Casa da Criança - Santa Bárbara D' Oeste.

Nas instituições, os voluntários, de acordo com a necessidade do local, participam de atividades de lazer e de recreação, de oficinas de arte e música, de acompanhamento recreativo (hospitais); lendo e ouvindo histórias, conversando, jogando, cadastrando notas fiscais, entre outras.

Amanda Gabriele Camargo Bom, 1º A do Ensino Médio, é de Capivari e dispôs-se a trabalhar na Casa da Criança. Em sua antiga escola, não teve a oportunidade para se envolver com voluntariado; portanto é a primeira vez que realiza esse tipo de trabalho. “Achei interessante, pois gosto muito de ajudar as pessoas. Na escola em que eu estudava, fiz amizade com meninas que moram na Casa da Criança e tive, inclusive, a oportunidade de conhecer a instituição por meio delas. Além disso, meus pais sempre ajudam a Associação".

Sensibilizada pela história das amigas, ao tomar conhecimento da parceria entre o Canto do Livre Querer e a instituição, resolveu inscrever-se. “No horário em que vou, tem algumas meninas da minha idade; espero, com esse trabalho, podermos trocar informações e experiências da maneira como encaramos a vida e aprendermos uma com as outras. De fato, embora tenha começado recentemente, já percebi mudanças na forma como vejo a vida. Alguns aspectos a que eu não dava muito valor, em especial a atenção que meus pais me dispensam.Agora, considero muito importantes. Estou gostando muito de fazer esse trabalho.'', contou Amanda.

Izabelli Mary Porta Rowen, do 9º ano do Ensino Fundamental, voltou para o Brasil este ano, após morar 8 anos na Inglaterra. Lá, sua mãe fazia trabalho voluntário em uma casa de idosos e ela sempre a acompanhava. “Eu gostava muito de ficar com os moradores da casa, jogando damas, penteando cabelos, esmaltando unhas, passeando na área externa da casa.” Achou interessante o Colégio incentivar o trabalho voluntário e, como já tem uma experiência, inscreveu-se para voluntária no Lar do Velhinhos. “Estou amando o trabalho. É muito bom e semelhante ao o que eu fazia lá na Inglaterra. Acho interessante, pois você conhece novas pessoas, tem uma vivência diferente e também já é uma experiência, para quem, em algum momento da vida, resolver fazer um trabalho com idosos. Acho também que não só ajudamos, mas aprendemos muito na convivência com eles. Esse trabalho nos ensina a nos conhecermos melhor, abre a mente para compreender e respeitar mais as pessoas", comentou Isabelli.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp