Notícias

Alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm ótimo desempenho em importantes vestibulares

Alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm ótimo desempenho em importantes vestibulares

Preparar-se para o vestibular envolve boa preparação nos estudos, além de equilíbrio emocional. Muitos estudantes, para diminuir a tensão, optam por conhecer o ambiente e o estilo de prova, participando de vestibulares como treineiros, uma oportunidade oferecida pelas universidades para que o aluno possa, antecipadamente, sentir o clima e avaliar suas habilidades.

Vários alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio prestam carreiras menos concorridas, geralmente em suas áreas de estudos, para saber como é a segunda fase do vestibular. Outros preferem prestar para o curso que pretendem, independente da concorrência.

Esse foi o caso dos alunos Vitor Foltran Orsini, Jessica Carolina Zillio e Julia Lima. Eles prestaram o vestibular da FUVEST para ingressar na USP. Vitor fez a prova para Direito na Universidade São Franscisco/ USP, enquanto Jéssica, para Engenharia Agronômica na ESALQ/USP e Julia para Moda/USP, carreiras bastante concorridas. Vitor teve, inclusive, sua aprovação destacada pela EPTV Campinas e pelo portal G1, pelo grau de dificuldade para conseguir vaga no curso e na Universidade para que prestou.

“Foi uma noção muito boa que tive e consegui passar no curso que pretendo fazer. Saber como é a segunda fase. No meu caso, fica um pouco o peso de ter que passar este ano; então, tenho de dedicar-me mais ainda do que no ano passado. Porém não estou preocupado muito com isso, não. Foi um grande estímulo para comprovar que estou no caminho certo, estudando o que a universidade pede e, neste ano, vou tentar estudar mais e melhorar mais ainda, para obter um bom, ou o mesmo, resultado no final do ano” disse Vitor.

“Foi muito bom e satisfatório o meu resultado e é o reconhecimento pelo que venho estudando desde o primeiro ano do Ensino Médio. Porque não é só no 3º ano que focamos o vestibular, já vem desde o 1º ano. Isso me deixou mais tranquila”, comentou Jessica.

“Eu pretendo fazer Moda e minha opção é a USP, pois o curso é mais voltado para a técnica e gestão do que para o designer. Dá uma insegurança de não conseguir no ano que vem, pois fiz sem preocupação e agora é decisivo, mas vou continuar me dedicando e não vou me acomodar”, disse Julia.

Em conversa com um grupo de alunos que passaram por essa experiência e foram aprovados, verificou-se o consenso de que é uma vivência válida, pois pode trazer algumas vantagens, como conhecer os estilos das questões, em especial da segunda fase, administrar o tempo, conhecer o ambiente. “É gratificante passar, pois percebemos que estamos no caminho certo e a aprovação, além de desmitificar um pouco o vestibular, aumenta nossa autoestima e nos dá mais confiança e nos estimula a estudar mais”, afirmam esses alunos. No entanto, como lembram as alunas Ana Elisa, Luiza Sibila, Maria Eduarda e Tais Baldin, embora seja uma rica experiência conhecer detalhes do vestibular e familiarizar-se com o ambiente, a maioria escolhe cursos bem menos concorridos do que pretendem e essa aprovação, apesar de uma conquista, não pode levar o candidato a iludir-se e a acomodar-se, mas a continuar com a mesma dedicação.

Parabenizamos os alunos pelo excelente desempenho. Veja abaixo a lista dos treineiros aprovados.

Ana Clara Ferraz Mesquita - Treinamento Biológicas - USP

Ana Elisa Ferraz Planard - Matemática – USP

Ana Maria Sanjuan Rodrigues - Enfermagem - USP

Ana Paula Alves da Silveira - Treinamento de Humanas - USP

Gabriel Grothge Faria - Engenharia de Alimentos USP

Beatriz M. Poletti de Melo - Obstetrícia - USP

Isabela Sarkis Cardoso - Ciências da Natureza - USP

Helena César Pacello - Enfermagem - USP

João Pedro Gilbertoni - Enfermagem - UNESP

Jessica Carolina Zilio - Eng. Agronômica - ESALQ/USP

Gustavo Leite Jacovelli - Ciências Contábeis - USP

Gabriela Galeazzi Avólio - História – UNESP / Gestão Ambiental - UERGS

Gabrielle Rizzato Rossi - Ciências da Natureza - USP

Larissa Maniero Nazato - Treinamento Biológicas - USP

Julia da Silva Lima - Moda - USP

Luisa Serpa Vale - Enfermagem - USP / Ed. Física - UNICAMP / Agronomia - UFLA

Luiza Spinetti Sibila - Ciências Biológicas - UFSCar

Maria Eduarda B. T. Mazza - Obstetrícia - USP / Ciências Biológicas - UMG

Pedro Botequio de Moraes - Matemática Aplic. a Negócios - USP

Rafaela Chiarini Batistella - Física Médica - USP

Mateus Fossa Marques - História – UNESP

Raphael Nazzini Bombo - Ciênc. Biológicas - UFSCar / Eng. de Alimentos - USP

Rodrigo Neptune Herrmann - Ciências da Inf. e Documentação - USP

Tais de Andrade Baldini - Ciências da Inf. e Documentação - USP

itor Foltran Orsini - Direito - São Francisco - USP

Sofia Raymond - Lazer e Turismo - USP

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp