Notícias

Viagem de Estudo 2019 - 7º ano - Ecossistemas Costeiros

Viagem de Estudo 2019 - 7º ano - Ecossistemas Costeiros

Para explorar os ecossistemas costeiros e marinhos os alunos do 7ª ano estiveram, entre os dias 14 e 17 de março, em Ubatuba, SP e em Paraty, RJ.
Thiago Bonetti Fantinato, do 7º C e Gabriela Trevisan Campassi, aluna do 7º A, relataram como foi a viagem.
“Foi a primeira viagem com pernoite com a escola e foi legal. No primeiro dia visitamos o Aquário em Ubatuba e o Projeto Tamar.“ disse Thiago. "No Aquário me chamou a atenção o que falaram sobre o peixe Tambacu, ou seja, que ele é uma mistura do Tambaqui com o Pacu e no Projeto Tamar foi interessante aprendermos a diferenciar as espécies de tartarugas a partir do casco e da cabeça. Vimos também a questão do lixo que geramos e o quanto ele prejudica a vida marinha”, contou Gabriela.
“No segundo dia fomos ao Saco do Mamanguá e conhecemos a comunidade caiçara. Lá ouvimos uma palestra sobre como eles vivem, nos mostraram como se faz barquinhos artesanais de madeira e vimos, também, a casa onde moram, construídas por eles. Almoçamos nessa comunidade e comemos um peixe muito bom e uma farofa de mexilhão típica daquela região”, contaram os alunos.
"Em Paraty, achei bem interessante a história, tanto o lado maçônico, como também pela cidade ter passado por uma grande crise e ter renascido. Eu não conhecia Paraty e achei o Centro Histórico muito bonito" disse Thiago e Gabriela completa “Conhecemos o Centro Histórico de Paraty, vimos as casas, o arruamento e a decoração delas. Aprendemos sobre os maçons e sobre os símbolos que estavam nas paredes, a marca deles e à tarde fomos a praia de São Gonçalo, onde visitamos o manguezal e o costão rochoso. Foi uma experiência maravilhosa".
Thiago comenta que observaram a vegetação da Mata Atlântica e na trilha analisaram a vegetação da restinga. "Fomos de caiaque no mangue e lá fizemos uma trilha também. Na praia estudamos o Costão Rochoso. No geral, a viagem foi muito boa, embora minha expectativa fosse mais de passeio, aprendemos muitas coisas novas, nos divertimos e foi bem interessante."
Gabriela, emocionada e com saudades conta “Gostei muito do aprendizado, pois foi uma experiência importante vivida pela gente e curtimos demais os momentos com as amigas no quarto, onde brincamos e dançamos muito. Tudo isso foi bem marcante, a vivência com os amigos e o aprendizado, como exemplos, a necessidade de reduzirmos o lixo para preservamos as espécies marinhas; a beleza das igrejas que vimos em Paraty que são muito lindas, cada uma com decoração diferente, mesmo as mais simples, as frequentadas, antigamente, pelos negros e pobres e vimos que desde há muito tempo já havia uma diferença social. Aprendemos bastante."

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp