Notícias

Projetos Átopos e ComunIdade promovem roda de conversa SER MULHER

Projetos Átopos e ComunIdade promovem roda de conversa SER MULHER

Os Projetos Átopos e ComunIdade visam orientar, sensibilizar e conscientizar os jovens, em sua formação, sobre assuntos que afetam suas relações pessoais e sociais. Um dos temas tratados foi a desigualdade de gênero e desrespeito aos direitos da mulher.
Juntos, o Átopos e ComunIdade promoveram a Roda de Conversa "Ser Mulher" para os alunos do 9º ano do FII e Ensino Médio, estendido aos pais, familiares e convidados, que aconteceu no dia 12 de abril, no Teatro da unidade Reserva Jequitibá. Para falar sobre tema, tão delicado e polêmico, participaram da Roda de Conversa, a Professora e Pes-quisadora da USP, Heliane B. dos Santos, a Advogada, especialista em direito da Família, Rosália Ometto, a Subinspetora e Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Sônia P. de França, a Guarda Cívil, Sheila Mayara M. de O. P. Valverde e, como mediadora, a Psicóloga especialista em Educação em Direitos Humanos, Danielle R. de J. Assumpção.
Rosália deu uma noção da evolução dos direitos das mulheres, sobre a igualdade formal de direitos entre mulheres e homens, sobre os novos tempos e novas leis, direito de escolha e deu dicas para os adolescentes, enfatizando o função preventiva e educativa do Direito. Heliane falou do grande desafio de ser mulher e que o esforço para a mudança do construto do social, com padrões predeterminados para homens e mulheres, tem que ser de todos. Discorreu sobre a necessidade de quebra de paradigmas destes papéis preestabelecidos e também da união de todos para essa mudança; da importância de conscientizar os jovens e definiu, ainda, o feminismo, muitas vezes criticado, mas que na realidade só preconiza a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos.
Sheila contou a história da Maria da Penha, como surgiu e o que determina a lei que leva esse nome. Sônia explicou as ações da Patrulha Maria da Penha em Piracicaba.
Danielle, como mediadora, antes de abrir para o debate, lançou questionamentos para reflexão do público, que participou com bastante perguntas e interesse.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp