Notícias

Projeto Aves

Projeto Aves

Educação Infantil - G4

O canto dos pássaros geram um fascínio nas pessoas, em especial, nas crianças. E o parque do CLQ proporciona várias atividades para as crianças, mas nenhuma mais atraente do que a troca que fazem com a natureza.
Espontaneamente, por meio de uma brincadeira de correr atrás dos pássaros e dos comentários sobre os sons e cantos que eles produzem, surgiu o "Projeto Ave" desenvolvido com o G4B.
Aproveitando a motivação das crianças, a professora Débora Cristina Alves de Macedo, utlizou esse tema de interesse das crianças como facilitador para a apren-dizagem. Como mediadora entre o aluno e a construção do conhecimento, envolveu os alunos, ludicamente, por meio de diversas atividades para explorar as aves. Entre elas, o de diferenciar uma ave de outras espécies, observando suas características; de perceber a impor-tância da preservação da natureza para proteger todos os animais; fomentar o interesse pela pesquisa, dando vazão à criatividade, à imaginação, à atenção e ao raciocínio, sem contar com outras habilidades que as atividades artísticas, como desenhos, pinturas e esculturas exploraram. Ah, e teve ainda o jogo simbólico, quando as crianças simularam os movimentos das aves e as aulas de Música, com os cantos e sons das aves.
O encantamento foi tanto que uma parte da sala foi tomada com a exposição dos trabalhos realizados. Para satisfazer mais ainda a curiosidade dos pequenos, a diretora Tais Oetterer apresentou vários tipos de aves para as crianças instigando-as a descobrirem o por que elas têm bicos diferentes e, não demorou muito para eles compreenderem que o principal motivo é devido ao tipo de alimento que cada uma delas consome. Logo em seguida, descobriram que Helena Freire, estagiária do Programa Bilíngue, Mestre em Agronomia, era obser-vadora de aves (bird watcher) e estava observando e fotografando pássaros que apareciam no Colégio. Foi, então, convidada para conversar com as crianças sobre sua prática e para mostrar as fotos dos pássaros que rodeiam o Colégio.
Mas não parou por aí, empolgados com o tema, as crianças começaram a trazer para a escola penas de aves que encontravam, formando assim, uma coleção de penas. Para finalizar, inspirado no álbum de figurinhas dos alunos do 8º ano sobre o mesmo tema (veja matéria ao lado), foi preparado um álbum para o G4 também e os alunos se divertiram com as figurinhas e com a montagem do álbum, uma lembrança que terão desse projeto.
Assim, o estímulo à curiosidade, à observação, à necessidade e ao sentimento fez com que, de forma ativa, divertida, e, principalmente, educativa, as crianças fossem autoras de suas próprias formações.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp