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Programas de TE do CLQ recebem Prêmio Excelência Poliedro e Prêmio Google

Programas de TE do CLQ recebem  Prêmio Excelência Poliedro e Prêmio Google

Vivemos em um mundo que se transforma velozmente, o que também induz a mudanças no modo de aprender e ensinar. Um mundo que exige novas competências e habilidades, trazendo a questão do senso crítico e o viés da responsabilidade no uso da tecnologia, além da utilização da linguagem digital "para se expressar, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo" (BNCC).
Assim, o CLQ, em sua proposta, municia professores e alunos para o trabalho com a tecnologia, de forma que a Tecnologia Educacional, utilizada com multidisciplinaridade, esteja a serviço da aprendizagem, estreitando e viabilizando, por meio de suas ferramentas, em salas de aula, a alfabetização e a implantação da cultura digital na comunidade escolar, estabelecendo, assim, relações entre a pedagogia e a tecnologia.
Essas ações resultaram em dois reconhecimentos na área tecnológica para o CLQ: o Prêmio Excelência Poliedro - categoria "Escola Digital e Soluções Tecnológicas" e prêmio da Google no concurso "Boas práticas com o uso da ferramenta Google".

 

Prêmio Excelência Poliedro"Escola Digital e Soluções Tecnológicas"

O Sistema Poliedro promove, anualmente, o Prêmio Excelência Poliedro com o objetivo de divulgar e valorizar as melhores práticas e iniciativas inovadoras, uma forma de reconhecimento aos bons projetos, das escolas parceiras, com aplicabilidade comprovada, formando assim uma rede de conhecimento das melhores práticas.
Setenta e sete escolas participaram do Prêmio. Na categoria "Escola Digital e soluções Tecnológicas" o CLQ apresentou o projeto "Ações que inspiram: novos olhares às tecnologias digitais na escola" sob coordenação da professora Renata Maria Pádua Sartini e da diretora Tais Oetterer de Andrade, o qual foi o vencedor do prêmio desse ano.
O projeto do CLQ contempla todo o trabalho de Tecnologia Educacional desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como a capacitação do corpo docente quanto ao domínio dessas tecnologias para que em cada faixa etária do estudante, essas ferramentas possam ser utilizadas no desenvolvimento de competências, na aquisição de autonomia para novas ideias - colaborativas, criativas e empreendedoras - e no uso da problematização como recurso pedagógico para atitudes críticas e capacidade decisória, proporcionando aos alunos uma ligação motivadora entre o saber e o fazer, despertando a imaginação e capacitando-os para que sejam autores de seu aprendizado.
O projeto apresentado mostrou que o resultado é a apropriação de parte significativa das tecnologias educacionais, tanto pelo corpo docente, como pelo discente, com iniciativas inovadoras nas salas de aula, como por exemplo, salas de aulas invertidas, teleconferências, gameficação na correlação entre o lúdico e a aprendizagem, protótipos, construção de objetos, pesquisas, segurança digital, iniciação à robótica, utilização de plataformas específicas, entre outros, recursos que facilitam o processo de aprendizagem e despertam maior curiosidade entre os aprendizes.
A revelação dos vencedores e entrega do Prêmio aconteceu no dia 30 de agosto, no Encontro de Lideranças do Poliedro, evento que reuniu em São Paulo (SP) mantenedores e coordenadores das cerca de 460 escolas parceiras do Sistema Poliedro no país.
Representando o CLQ, além da coordenadora de tecnologias educacionais, Renata Maria Pádua Sartini, prestigiaram o evento o coordenador pedagógico e a orientadora educacional do Ensino Médio, Newton Barrozo e Adriana Calmon Du Pin Galvão, a coordenadora pedagógica e orientadora educacional do Ensino Fundamental II, Márcia Rigoldi Simões Puydinger e Adriana Duarte Bonini Mariguela e o diretor Fábio Ishii Torigoi.

"A sinergia da equipe gestora na utilização de tecnologias na escola, na busca frequente de inovações foi a força motriz dessa conquista, pois o empoderamento e engajamento de todos resultou na premiação. O sucesso para o bom uso das tecnologias está relacionado ao trabalho da Equipe de Tecnologia da Educação, Informação e Comunicação do CLQ - TIC - junto aos gestores, professores e alunos." comentou Renata Sartini sobre essa conquista.

 

 

Concurso Boas Práticas - Tecnologia Educacional Nuvem Mestra - Google

O CLQ é pioneiro em Piracicaba na implantação da Plataforma colaborativa da Google “Gsuite for Education”, disponibilizando, assim, o que há de mais inovador e interativo em tecnologia educacional, tanto para o seu corpo docente, como para o discente.
Com o objetivo de premiar iniciativas inspiradoras que utilizam a tecnologia como forma de auxiliar a experiência de aprendizagem, foi desenvolvido o Concurso "Boas Práticas em Tecnologia Educacional" pela Nuvem Mestra da Google em todo o território nacional. Essa terceira edição do concurso recebeu 160 projetos de 77 instituições de Ensino Básico e Universidades, 40 deles voltados para a categoria dos Ensinos Fundamental II e Médio, a qual teve como vencedor o trabalho apresentado pela professora de Língua Portuguesa do CLQ, Olga Martins dos Santos Leite, que de forma criativa, utilizando a plataforma Google, envolveu os alunos da disciplina CCP - Comunicação, Colaboratividade e Pensamento Crítico.
Para ilustrar o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo “Gsuite for Education” nos projetos da disciplina CCP, a professora Olga ilustrou com dois projetos: O de “Curriculum Vitae” e o de “Consumo consciente”, nos quais foram utilizadas as ferramentas on-line, como Google Docs, Apresentações, Formulários, Google Sites, entre outras, o que resultou em diferentes soluções para um desafio comum. O uso dinâmico dessas ferramentas foi fundamental para a resolução da situação-problema e para o desenvolvimento das habilidades e competências que se propõe a disciplina, razão da premiação.
A entrega do Prêmio aconteceu no dia 10 de outubro, na sede da Google Brasil, em São Paulo.

“Eu quis dar visibilidade ao que desenvolvemos nessas disciplinas diversificadas para efetivamente comprovar que se pode ir muito além, quando se colocam em prática estratégias cujo foco são as habilidades e competências e que, nesse sentido, as ferramentas digitais são o apoio fundamental para agilizar o desenvolvimentos dos desafios propostos aos estudantes. Nesse caso, a palavra estudante ganha exatamente o sentido que lhe cabe, o de protagonismo na aprendizagem, algo do qual a educação não pode mais se apartar.
Durante o encontro promovido pela Nuvem Mestra para a premiação, ocorreu uma sequência de apresentações de casos de boas práticas em diversas escolas do Brasil e em segmentos distintos.
A experiência foi enriquecedora porque foram educadores falando de suas vivências, trocando ideias, aprendendo uns com os outros e houve uma validação significativa da minha prática, que não é só minha, pois fui com o espírito de quem representa um conjunto de profissionais incríveis que diariamente realizam boas práticas no CLQ”, contou Olga Martins.

 

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