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"Monstro que é monstro..."

Educação Infantil - G4

Monstros e seres imaginários fazem parte do universo infantil. São temas que despertam a atenção e a curiosidade das crianças e por isso estão presentes em histórias, desenhos, filmes, jogos, brinquedos e também nos livros disponíveis nas prateleiras da Turma do G4A. Isso tudo despertou um grande interesse nas crianças a ponto de pedirem para que as professoras lessem as histórias para eles. Durante a leitura, as crianças falaram sobre características dos monstros, a quantidade de olhos, chifres, suas cores diferentes, suas línguas, além dos questionamentos sobre a existência dessas criaturas.
Para explorar esse interesse, surgiu o Projeto "Monstro que é monstro", tendo como atividade foco o aprimoramento da representação gráfica, que possibilita descobrir, brincar, comunicar, registrar e imaginar, integrando percepção, criatividade, reflexão e sensibilidade. Os alunos exercitaram suas habilidades na produção de desenhos, com preenchimentos, formas, exploração mais aprofundada de linhas, desenhos mais estruturados e novas possibilidades de produções por meio de uma temática atrativa para eles.
As crianças montaram e produziram monstros utilizando diversos materiais, como massinha, bolas de gude, penas e lacres. A partir do registro fotográfico dessas produções, em outro momento, as crianças puderam revisitá-las e reproduzi-las em desenhos. Com apenas uma parte desses desenhos e a imagem fotográfica como referência, utilizaram outros materiais criando um novo desenho com interferência.
Dando continuidade ao interesse despertado pelos monstros, em um painel colocado na parede, puderam completar, espontaneamente, desenhos de monstros. Essa atividade possibilitou uma atenção mais detalhada e direcionada, já que focava apenas uma parte do monstro por vez. Outras atividades, como a construção de um jogo da memória e pinturas foram desenvolvidas. Durante todos os processos, as crianças puderam pesquisar e consultar livros e imagens que auxiliassem os seus trabalhos.

 

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