Notícias

“Homem Vitruviano versão contemporânea”

“Homem Vitruviano versão contemporânea”

Oficina Projeto Átopos

A união da Filosofia, Arte e Matemática foi o resultado da Oficina "Homem Vitruviano versão Contemporânea" desenvolvida pelo aluno Vinicius Crepaldi Alves, no Projeto Átopos.
A ideia surgiu, inicialmente, pelo professor de Matemática e "Maker', Osvaldo Brito, que desejava inserir a Matemática no Projeto Átopos. Inspirado por uma propaganda de TV, juntou-se a ele as professoras Ingrid Boer, de Arte, e Tatiana Gerardini, de Filosofia, coordenadoras do Projeto Átopos. Juntos, contextualizaram o trabalho utilizando-se do desenho icônico de Leonardo da Vinci, o "Homem Vitruviano", que representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.
A ideia foi levada ao aluno Vinícius, que, por sugestão da professora Tatiana, ia desenvolver uma oficina de fotografia. "No começo do ano o professor Osvaldo me procurou e como eu ainda não tinha nenhuma ideia para a minha oficina, achei muito interessante. O Fábio Torigoi me mostrou algumas fotos para eu ter ideia do que o Osvaldo estava querendo e me ensinou a técnica para ter imagens de uma pessoa em movimento, inclusive, me instru-mentalizou para isso com um flash strobo. Convida-mos, então, algumas pessoas para participarem das fotos, como alunos do esporte e da dança."


Com o trabalho de direção e fotografia de Vinícius concluído, dentro da proposta de autoria criativa do projeto, o professor Osvaldo Britto orientou alguns alunos que gostam muito da área de Exatas para fazerem intervenções sobre as fotos, num trabalho de coautoria. "Dei a foto para eles e sugeri que desenhassem o que eles viam de matemática ou física nos movimentos. E os alunos me surpreenderam com os resultados apresentados. Inclusive um deles comentou que vê esse vetores quando uma pessoa se movimenta. Tudo surgiu de forma despretensiosa e ficamos muito felizes com o resultado", conta o professor. Vinicius comentou que gostou muito do resultado, pois não tinha ideia de como a intervenção dos outros alunos em sua fotos iam ficar. "Superou minhas expectativas", disse ele. Parabenizamos todos os envolvidos pelo sucesso do trabalho.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp