Notícias

Futebol de botão

Futebol de botão

Por Camila Alencar e Rosiane Cesari Lacerda professoras de Arte e Ciências e CIT - Maker

Era grande a expectativa para o término da segunda aula! O intervalo se aproximava, o relógio era monitorado, 3, 2, 1 e bateu o sinal… a correria começava! Bolinho de gente nos corredores, euforia, risos e muita negociação! O que poderia ser? Em clima de Copa do Mundo, os apaixonados por futebol trocavam figurinhas e palpites sobre os jogos da Copa do Mundo de 2018. Era o assunto do momento!
De repente, nos veio uma nostalgia, lembranças de uma infância onde a tecnologia não estava tão presente e a curtição de boa parte da meninada eram os jogos de “futebol de botão”, que reuniam nas varandas das casas ou mesmo na rua, uma turminha campeã!
Neste momento, uma nova proposta de Projeto Maker se desenhava e após o planejamento, com muito carinho, foi apresentada aos alunos do 7º ano. A tarefa? Resgatar o futebol de botão, de certa forma adormecido há um tempo, criar um time com tudo que tivesse direito: hino, brasão, jogadores, grito de guerra...e ainda conhecer os bastidores de um torneio, de um campeonato esportivo.
A cada encontro percebíamos o encantamento de nossos alunos com a atividade! A criatividade rolava solta! E ver os alunos alinhando suas ideias com seu grupo, algumas vezes tendo seus palpites batendo na trave, outras vezes, fazendo um golaço foi muito gratificante! Tivemos o privilégio de ter conosco o estudante de Educação Física, Cauê dos Santos Agostini, aluno da Universidade Federal de São Carlos, assessorando todas as etapas.
E nesse clima de Copa de Mundo, onde as nações se abraçam, a energia e alegria contagiam, propomos aos alunos uma competição esportiva! Tivemos uma grande contribuição do professor João Braga para a organização de nosso evento! Eles mesmos, autores do processo, criaram as regras e condições para a inscrição de seus times! E nesse momento, um aluno em um gesto sublime propôs: “que tal arrecadarmos, como inscrição, kits de higiene para serem doados ao hospital?”
Essa ideia nos encheu os olhos e o coração! Todos os alunos toparam participar, o ganho seria dobrado: poderíamos nos divertir e realizar uma ação solidária! Dá gosto de ver essa turma brilhar! Parabéns a todos os alunos pelo empenho, interesse e dedicação às atividades!
No Torneio foram arrecadados 45 kits, contendo xampu, pasta e escova de dentes e sabonete, que somados às arrecadações do Trote Solidário da 3ª série do Ensino Médio e do Campeonato de Rolimã, permitiram que 720 produtos de higiene fossem doados para a Santa Casa de Piracicaba que atende, em sua maioria, pacientes do SUS.
Enriquecendo mais ainda, no dia 26 de outubro recebemos, a convite do professor Gregorio Luciano de Azevedo Tumang, Rodrigo Caetano dos Santos, Presidente da Liga Piracicabana de Futebol de Botão ou de Mesa, para um bate-papo sobre a modalidade com os alunos dos 6º e 7º anos.

Enriquecendo mais ainda, no dia 26 de outubro recebemos, a convite do professor Gregorio Luciano de Azevedo Tumang, Rodrigo Caetano dos Santos, Presidente da Liga Piracicabana de Futebol de Botão ou de Mesa, para um bate-papo sobre a modalidade com os alunos dos 6º e 7º anos.

 

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp