Notícias

Curso de Introdução à Biotecnologia

Curso de Introdução à Biotecnologia

2ª série do Ensino Médio

A Biotecnologia tem como principal objetivo desenvolver produtos e processos aplicados à vida, definida como o conjunto de conhecimentos técnicos e métodos, de base científica ou prática, que permite a utilização de seres vivos como parte integrante e ativa do processo de produção industrial de bens e serviços. Atualmente é crescente o ritmo de desenvolvimento deste setor, mantendo, inclusive, uma acentuada relação de interação com diversos outros setores da ciência e tecnologia tais como: biologia molecular, fisiologia, microbiologia, engenharia química, engenharia am-biental, e ainda conhecimentos de tecnologia, como infor-mática, robótica e controle de processos. É uma área em expansão que visa, especialmente, o melhoramento genético, a criação e gerenciamento de produtos químicos (farmacêuticos, alimentícios e agrícolas), envolvendo o desenvolvimento de testes clínicos e de insumos químicos, biorremediação para controle ambiental, entre outros.
Para que os alunos da 2ª série do Ensino Médio, interessados na área de Biológicas, pudessem conhecer melhor essa nova ciência e suas aplicações foi oferecido, para 35 alunos, no primeiro semestre letivo, de abril a junho, o Curso “Introdução à Biotecnologia” coordenado pela professora Dra. Margarete de Fátima Costa em parceria com a ESALQ e CENA/USP.
Os participantes inicialmente assistiram à palestra “Momento Biotecnologia” ministrada pela professora Margarete.
Em visita ao CENA/USP foram recepcionados pela Profa. Dra. Tsai Siu Mui, oportunidade em que conhecerem o laboratório de Biotecnologia e as linhas de pesquisas, avanços e aplicações apresentados pelos alunos de pós-graduação do Instituto.
Durante o curso, os alunos participaram de atividades na ESALQ: palestra no Laboratório de Genética de Animais, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Lehmann Coutinho, onde conheceram as pesquisas e equipamentos apresentados pelos alunos da pós-graduação, incluindo o modelo CRISPR sobre edição de DNA, estratégia utilizada naturalmente por bactérias para reagirem rapidamente a ataques de vírus; aulas práticas de extração de DNA, no Laboratório de Genética de Plantas, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Vieira Carneiro, pelo biólogo Carlos Alberto de Oliveira e Profa. Margarete; aulas práticas de análises de DNA que auxiliam na identificação e estudo da evolução, no Laboratório de Entomologia e Ecologia Molecular, com o Prof. Dr. Alberto Soares Corrêa e alunos da pós-graduação. O curso envolveu sete encontros, nos quais os alunos ampliaram seus conhe-cimentos e vislumbraram novas oportunidades de carreira.
Como continuidade do curso, no período de 15 a 19 de julho, 15 alunos participaram de um estágio no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do CENA, em período integral, coordenado pela Profa. Dra. Tsai Siu Mui, com a participação de técnicos e alunos de pós-graduação, intitulado "Introdução às Técnicas Moleculares Aplicadas em Biotecnologia e Bioinformática". A coordenadora do Projeto, Profa. Margarete, participou do estágio.
Os alunos além de receberem certificados, foram agraciados com o entusiamo, cuidado e carinho que carac-terizam a Profa. Tsai e sua equipe, que, gentilmente, recepcionavam os estudantes com café da manhã e lanche da tarde.
O CLQ agradece à Dra. Tsai e sua equipe o cuidado e carinho com os nossos alunos e por ter proporcionado à eles uma vivência em um dos maiores centros de pesquisa do país, com tecnologia de ponta na área de biotecnologia, coordenado por uma equipe eficiente e carísmatica e, especialmente, por oportunizar um rico aprendizado aos nossos alunos. Agrade, também, à professora Margarete pelos esforço e dedicação aos alunos.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp