Notícias

Alunos da 1ª série estudam Geomorfologia costeira e biologia marinha

Alunos da 1ª série estudam Geomorfologia costeira e biologia marinha

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio visitaram, entre os dias 4 e 6 de abril, Cananéia, Tapirai e a Ilha do Cardoso para o estudo do tema dos Projetos Vida desta série: “Geomorfologia costeira e biologia marinha".
A viagem iniciou em Tapirai, no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira. Nesse mesmo dia, conheceram uma Usina Hidrelétrica, local onde os alunos receberam explicações sobre a geração e distribuição de energia, reservatório, além de verem as máquinas e seus processos. Após, fizeram um passeio de barco pelo Rio Jupiá e visitaram estufas de mudas e um orquidário.
No dia seguinte, em Cananéia os alunos dirigiram-se para a Ilha do Cardoso, onde exploraram o ecossistema do local, como o manguezal, costão rochoso, mata de restinga e mata de encosta e, ainda, tiveram a oportunidade de ver, de perto, golfinhos, com os quais ficaram encantados.
As alunas Camille Dávila Furlan e Carolina Mancini Wiezel, da 1ª série B, contaram que gostaram muito de entrar no mangue e da forma divertida e interessante como a viagem foi conduzida. "Foi muito legal, mergulhamos no mangue" comentou Camille. "Conseguimos captar mais as coisas e aprender muito mais", disse Carolina.
"Na Ilha, conversamos com um pescador que nos falou sobre como faz a pesca e como é a rotina de vida deles (hábitos e história)", conta Camille.
As estudantes relatam que a viagem foi importante pelo conhecimento que obtiveram e experiências adquiridas, mas também pela integração entre os alunos, em especial para elas que entraram esse ano no CLQ.
"Nos divertimos bastante e aprendemos muito sobre a biologia marinha, mata atlântica, morfologia costeira, mangue e outras características do local. A própria dinâmica da viagem torna tudo mais fácil e gostoso para a gente aprender e nos motiva muito a nos interessarmos e a prestarmos atenção nas informações", disseram elas.
"Era tudo muito animado, em uma das noites fomos comer pizza e conhecemos um grupo de dança, "Grupo Fandango" e foi muito interessante saber sobre a cultura deles", disse Camille.
No último dia da viagem, em Ilha Comprida, os alunos caminharam pela mata, conheceram e subiram num sambaqui e sentiram a emoção de estar em um local com história tão rica e antiga. Após, observaram o local e desfruturam da praia.
Finalizando a viagem, estiveram no Centro Histórico de Cananéia, quando visitaram o Museu da cidade e a Igreja São João Batista.
Por estarem há pouco tempo no CLQ, essa é a primiera vez que Camille e Carolina participam dos Projetos Vida e comentaram "É muito envolvente, a gente é incentivado a pesquisar, estudar o assunto e engloba quase todas as disciplinas. Achamos que todos deveriam adotá-los, pois é dinâmico e didático, facilita o aprender, pois interage mais e isso nos faz interessar pelo assunto. É legal também porque a gente se aprofunda no tema e, como o projeto vai do início até o final do ano, os professores falam muito sobre tudo o que vamos aprender. Ele possibilita você conhecer muitas coisas, adquirir experiências e tudo isso a gente leva para a vida, pois mexe com a gente e marca bastante. Todos os momentos que vivemos lá ficarão em nossas lembranças, tanto os de aprendizagem, como os de integração e lazer.”

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp