Notícias

Explorando a vida dos animais no Zooparque Itatiba

Explorando a  vida dos animais no Zooparque Itatiba

Nada melhor do que começar um novo tema de estudo por meio de uma aventura divertida. Foi assim com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que iniciam as pesquisas sobre os animais. No dia 9 de agosto, visitaram o Zooparque Itatiba, uma área de 500 mil m², que abriga mais de 1000 animais, de 180 espécies diferentes entre nativas e exóticas (mamíferos, aves, répteis e anfíbios), dezenas das quais, infelizmente, ameaçadas de extinção.
Um local enriquecedor para quem irá estudar a classificação, a alimentação, a cadeia alimentar dos animais e, ainda, irá conhecer os direitos deles, bem como características curiosas, como a lentidão do bicho preguiça, o tamanho do ovo da avestruz, a gravidez do cavalo marinho, o comprimento do pescoço da girafa, entre outras.
Para as crianças, foi uma alegria surpreendente, pois puderam ver e tocar diversos animais, alguns desconhecidos, enquanto outros só vistos por foto ou TV. Encantadas com o passeio, as alunas Maria Clara D´Ambronzo Zen e Marina Lanfranqui Leite, do 2º B, contam suas impressões sobre essa animada e curiosa experiência: “Aprendemos muito sobre os animais e conhecemos alguns que nunca tínhamos visto, como o rinoceronte, em extinção”, contaram elas.
Maria Clara disse que aprendeu que o avestruz é a maior ave do mundo e a mais veloz também. Gostou muito de ver o rinoceronte e a anta que, embora não enxergue muito, escuta bem e tem olfato apurado. Já Marina comentou que ficou impressionada com o rinoceronte, do qual, no mundo, só há menos de duas dezenas. Chamou-lhe também a atenção o tucano, de bico bem alaranjado, devido à grande rede de vasos sanguíneos nessa região.
As alunas contaram que assistiram a uma palestra sobre os animais, suas espécies, os cuidados que se devem ter com eles, como a alimentação.
Ambas deram nota 1.000 para o passeio e contaram que, além de conhecer os animais e algumas de suas características, se divertiram, também, em muitas brincadeiras.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp